PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO (PPDRU)


Histórico

Desde que foi criado, na segunda metade dos anos 1990, o Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) vem se empenhando para manter o compromisso de não desviar da direção que lhe permite alcançar a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da UNIFACS. Como não poderia deixar de ser, o planejamento e a operacionalização de tais atividades são sempre pensados sob a ótica da compreensão dos desafios e possibilidades que as realidades baiana e regional oferecem em termos de desenvolvimento, nas diferentes concepções que se possa atribuir a essa categoria de análise.
Enfatize-se que tudo isso é feito, evidentemente, procurando-se não se descuidar de atentar para as alterações que surgem e se manifestam no contexto mais amplo de uma sociedade marcada pela influência do fenômeno da globalização, e que se fazem refletir naquelas duas escalas espaciais referidas anteriormente, alterando, por via de consequência, as relações que se estabelecem nos seus respectivos planos econômicos, sociais, culturais, políticos, religiosos, etc.
A partir de 2006, com a instalação da sua primeira turma de Doutorado e o aprofundamento dos estudos que daí decorreram, o PPDRU passou a assumir, definitivamente, um papel de destaque, em termos acadêmicos, nos planos estadual e regional, convertendo-se, por assim dizer, em um espaço de excelência para se identificar, pensar e propor questões/alternativas que viabilizem o desenvolvimento, em sentido lato, das referidas escalas espaciais. Prova maior dessa sua faceta é revelada, por exemplo, ao se constatar que têm afluído para o PPDRU alunos, seja do nível de doutorado ou mestrado, dos mais distantes rincões do interior do estado da Bahia, assim como aqueles que são estabelecidos residencial e/ou profissionalmente em outros estados da Federação. Com efeito, temos tido, por exemplo, a oportunidade de acolher alunos dos seguintes municípios baianos: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari (esses dois últimos localizados na Região Metropolitana de Salvador), dentre outros. Dos outros estados da Federação, já recebemos alunos originários de Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Para usar uma linguagem afeita à área do planejamento regional e urbano, nesses seus anos de labor acadêmico, o PPDRU tem expandido, sobremaneira, a sua área de influência, alcançado distâncias, desbravando territórios que, logo no começo de suas operações, pareciam pouco prováveis de serem atingidos, seja porque a questão da distância física jogava um peso deveras importante, dificultando o processo de atração de alunos cujos contextos de vida se davam em esferas muito afastadas espacialmente da sede do Programa, ou então porque àquela altura seria talvez precipitado, descabido e/ou pretensioso imaginar que os estudos, elaborados dentro das diferentes linhas de pesquisas que foram instaladas, pudessem despertar o interesse desse público oriundo de lugares tão afastados e diversificados.
Desse modo, em função de uma conjunção múltipla de fatores, motivada por elementos e circunstâncias de toda ordem, tal Programa passou a congregar, no seu corpo discente, indivíduos provenientes dos quatro cantos do território baiano, assim como de outras localidades do nordeste brasileiro. Por certo, essa ocorrência tem ajudado, mesmo que de modo diminuto e circunscrito, a atenuar o déficit de indivíduos com melhores e mais elevadas credenciais educacionais na Bahia e no Nordeste, vis a vis aqueles que se observam em outros estados e regiões do país”.

Objetivo

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – Mestrado e Doutorado – de natureza acadêmica, através das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, visa promover a formação de mestres e doutores em desenvolvimento regional e urbano com o objetivo de formar e capacitar profissionais para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, assessoria e consultoria em instituições públicas e privadas e da sociedade civil.

Área de Concentração

Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento

As transformações em curso na sociedade e na economia hoje, que se identificam com a substituição de formas modernas de produção e de consumo por modos internacionalizados de movimentos do capital e do trabalho, têm desdobramentos progressivos e cumulativos na concentração do capital, na mobilidade do trabalho, na territorialidade do sistema produtivo e na degradação ambiental.
Os aspectos econômicos, sociais, políticos, institucionais, culturais, ambientais e ideológicos desses movimentos, interagem nos planos internacionais, nacionais e regionais, tendo a urbanização como uma referência dos modos de vida, incerteza de renda, exclusão social e insegurança. Neste contexto, os estudos regionais e urbanos são revitalizados e ganham atualidade, enquanto oferecem ferramentas valiosas para análise das políticas econômicas, sociais, ambientais, culturais e do turismo. Surgem assim novas instâncias para as políticas públicas, nas escalas macro, meso e microeconômicas, onde a dimensão regional e a urbana se complementam.

Linhas de Pesquisa

1. Desenvolvimento e Políticas Regionais

Aborda o desenvolvimento e as políticas regionais através de um conjunto de matérias que ligam o ensino da teoria do desenvolvimento regional aos problemas práticos da atualidade a uma atividade de pesquisa voltada para o contexto regional atual do país. Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias. Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral. Trata de políticas públicas dos serviços essenciais como saúde, educação, logística e segurança, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões baseadas em projetos agrícolas ou industriais. Contempla ainda a mecânica do turismo na região e as ligações entre a atividade do turismo, a valorização cultural, os impactos socioambientais, seu planejamento e implementação como vetor de desenvolvimento local.

2. Desenvolvimento Urbano, Políticas Urbanas e Redes de Cidades

Trata do estudo da história e teoria das cidades, do planejamento urbano e de seus serviços básicos, assim como do funcionamento e gestão dos serviços de fornecimento de água, de energia, de transporte, de saúde, de assistência social, da coleta de resíduos sólidos ou líquidos e o de segurança social. Visa o estudo de Cidades e Rede de Cidades, dos processos de transformação e crescimento urbano, suas causas e consequências. Envolve o estudo da violência urbana das diferentes formas de prevenção ou redução. Abarca também o estudo das tecnologias sociais para a redução das desigualdades socioeconômicas e culturais, além da problemática ambiental urbana e a preservação do meio ambiente.

Público Alvo

O público alvo do Programa é constituído por profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, lidam e/ou se interessam por questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico, deparando-se, por via de consequência, com os desafios de compreender e intervir nas complexas realidades econômicas, sociais, políticas e ambientais.

Coordenação 

Profª Carolina de Andrade Spinola
Tel: 55 (71) 3271-8780
E-mail: carolina.spinola@unifacs.br 

Secretária Acadêmica

Francisca Gilsa Costa Silva Batista
Tel: 55 (71) 3273-8528
E-mail: gilsa.batista@unifacs.br​ 

Outras informações 

Edifício Civil Empresarial, Rua Doutor José Peroba, n. 251, STIEP, CEP: 41.770-235, Salvador-Ba 

E-mail: ppdru@unifacs.br​